Hand on belly isolated
5 Alimentos que melhoram o funcionamento do intestino
agosto 20, 2016
beautiful-71493_1280
Quais os principais fatores de risco para o câncer de mama?
outubro 6, 2016

Quero começar a me exercitar. Qual a melhor maneira?

unnamed (3)

Bom, desde que comecei a compartilhar no meu instagram (@giulirp) minha rotina saudável, alimentação, atividade física, alimentação do meu bebê e estímulo para que todos mudassem o estilo de vida não imagina que muitas pessoas teriam essa dúvida, e realmente recebo muitos email e mensagens me questionando…. ” Giuli, te sigo há um tempão e você me motivou muito a mudar o estilo de vida, mas eu não sei por onde começo. O que devo fazer fazer ser mais saudável?”

Frente a isso percebi que realmente muitas pessoas querem ser mais saudáveis mas não sabem exatamente por onde começar o que devem fazer e é aí que caem nas redes sociais buscando “dicas” muitas vezes dicas de leigos e acabam não obtendo resultados e na pior das hipóteses se prejudicando a própria saúde tentando imitar blogueiras e atletas !!

Por isso eu decidi fazer esse post, quer listar aqui hábitos que farão da sua rotina uma rotina mais saudável sem perigo de danos à sua saúde e sem exageros!

Doctor-examining-patient

 

Mas se você apresentar algum problema de saúde ou suspeite que possa ter um, o ideal sempre será recorrer a um médico para fazer exames, receber tratamento e orientações.

1. O primeiro passo para mudar o seu estilo de vida é decidir que você realmente quer fazer isso !!

2. Segundo comece criando uma rotina, uma organização. Não precisa cronometrar todos os seus passos, mas tente organizar no domingo a sua rotina da semana, inclusive suas refeições. Com certeza isso te fará desperdiçar menos tempo e te dará a possibilidade de realizar mais tarefas, inclusive exercícios e descanso.

3. Faço um cardápio para a sua casa. Decida o que vai fazer nas refeições da semana para a família . E se possível deixe algumas coisas semi prontas ou até mesmo prontas para facilitar durante a correria da semana. Algumas coisas podem ser congeladas e armazenadas por longos períodos.

4. Troque os alimentos industrializados por naturais. Menos conservantes, menos sódio, menos açúcar, menos adoçantes artificiais sem contar outras diversas substancias químicas que são utilizadas no processamento dos alimentos e sucos e que na maioria das vezes nem tomamos conhecimento !!! O que exatamente você deve evitar?  Evite  os alimentos ultra-processados ( os famosos fast-foods, bolachas recheadas, refringentes, lanches de lanchonetes, barras de cereais, salgadinhos, miojo, tempero pronto, suco de saquinho,…) e os processados ( enlatados, conservas, frutas cristalizadas, queijos feitos de leite e excesso de sal, pães e bolos feitos com farinha de trigo,…)

5. Consuma mais frutas ao natural, verduras e folhas cruas ou refogadas apenas com azeite, alho e cebola. Consuma mais cereais crus, sementes e castanhas. Mas lembre-se coisas saudáveis também engordam, portanto sempre consumir qualquer alimentos com moderação, inclusive os saudáveis!!!

6. Corte da sua vida refrigerantes, doces açucarados, salgados fritos, salgadinhos de saquinho, bolachas recheadas e as ditas saudáveis, barrinhas dê cereais. Novamente os ultra-processados, sim eles são bem ruins mesmo !!

7. Reserve apenas 1 refeição na semana para fugir às regras, e escolha bem o que vai comer nesse dia, coma algo de qualidade e não desperdice sua refeição livre com bolachas e coxinhas de baixa qualidade!!!

8. Tome sucos, café e chás sem açúcar!!! Se quiser use adoçante Stevia, ou não use nada !!!
9. Beba mais água. Fora os outros líquidos seu corpo precisa de água!!

10. Use menos ou nenhuma gordura na preparação dos alimentos da sua casa !

11. Separe 1 hora do seu dia, de todos os seus dias, e pratique alguma atividade física que te dê prazer!! Pode começar apenas caminhando na pracinha da esquina.

giuli correndo

12. Pratique atividade física ao ar livre alguns dias da semana. Estudos mostram que o contato com a natureza e com o sol melhora o humor e a qualidade de vida por estimular a liberação de serotonina.

13. Acorde mais cedo e durma mais cedo. Grande parte dos seus hormônios são liberados em ciclos e durante o sono liberamos alguns muito importantes inclusive para a manutenção do peso e ganho de massa muscular, se você não dorme direito a liberação desses hormônios estará comprometida e consequentemente sua ação.

14. Use menos tecnologia e mais a cabeça!! Estamos ficando anti-sociais, apesar do número de redes sociais e também estamos ficando preguiçosos devido às facilidades oferecidas pelo mundo digital.

15. Cerque-se de amigos que respeitem suas escolhas ou ainda que tenham o mesmo estilo de vida. Lembre-se que quem realmente gosta de você irá respeitar seu estilo de vida e principalmente irá querer o seu bem e não vai te incentivar a levar uma vida que trará prejuízos para sua saúde.

E seja feliz, viva muito, viva bem e disposto!!

 

how_to_love_yourself_through_every_season

Ame-se a ponto de levar uma vida mais saudável!!!

Dra. Giulianna Pansera atende nas unidades de SBC e SP da Weight&Shape e você pode acompanhar sua rotina no Instagram @giulirp e no blog g-realfit.

Comments are closed.