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5 Alimentos que melhoram o funcionamento do intestino

Hand on belly isolated

Você é do tipo que sofre para ir ao banheiro? Que fica sem conseguir evacuar por dias? Saiba que isso não é nem um pouco saudável, nosso intestino é o responsável por absorver os nutrientes e as vitaminas das nossas refeições, se ficamos com as fezes paradas ali por muito tempo, elas começam a produzir gazes, alterar o Ph e estimulam o desenvolvimento das bactérias “ruins” que vivem ali, causando a disbiose, que é o desequilíbrio da nossa flora intestinal!

Na maioria das vezes o intestino preso é fruto de uma dieta pobre em fibras e baixa ingestão de líquidos, junto com uma rotina mais sedentária.

floraintestinal

Para ser classificada como constipação a pessoa deve apresentar uma baixa frequência de evacuações, dificuldades em evacuar, esforço excessivo, fezes duras e aquela sensação de não ter evacuado o suficiente.

O ideal é que você consiga ir ao banheiro evacuar pelo menos uma vez por dia, preferencialmente fezes macias! E para que isso ocorra você vai precisar prestar mais atenção no que está comendo, por isso citaremos 5 alimentos que poderão ajudá-la:

  • Ameixa preta seca: você pode come-las, deixa-las de molho em um copo com água e depois consumi-las e beber a água, ou ainda usá-las em um suco;
  • Mamão: só a fruta em si já ajuda a melhorar a função intestinal, mas se você consumir o mamão e as sementes a ação será maior, mas não mastigue as sementes, você deverá engoli-las inteiras, apenas amasse o mamão no céu da boca com a língua e engula o mamão e as sementes;
  • Aveia, chia e linhaça: adicione nas frutas, no iogurte ou bata em sucos;
  • Iogurtes, coalhadas, leite fermentado: o Ph desses alimentos ajuda a manter o Ph intestinal correto e saudável para as bactérias “boas” do nosso intestino;
  • Cascas e bagaços: a casca das frutas, legumes e das leguminosas são excelentes fontes de fibras, tudo o que você puder consumir com casca, consuma! E tente não descartar o bagaço também, por exemplo, o bagaço da laranja que é uma excelente fonte de fibras.

Mas ATENÇÃO nada disso vai funcionar tão bem se você não beber bastante água ao longo do dia, consuma de 1,5 a 2 litros de água por dia para hidratar essas fibras e ajuda-las a executar bem suas funções no seu intestino!

Outra coisa que atrapalha bastante o bom funcionamento do intestino é uma dieta rica em alimentos gordurosos, fritos, industrializados e embutidos! Quanto mais natural e saudável for a sua dieta, mais o seu intestino vai agradecer! Deixa para comer essas coisas não tão saudáveis esporadicamente, um dia ou outro apenas, faça com que na sua rotina eles não estejam tão presentes.

Quando nosso intestino funciona bem além de ficarmos com nosso sistema imunológico funcionamento de forma mais eficiente, podemos ver também que nossa pele, cabelo e unhas ficam mais bonitos. Nosso raciocínio e humor melhoram muito e com isso a forma como levamos o nosso dia e relacionamentos!

Hand on belly isolated

Portanto não se esqueça:

  • Consuma mais frutas, verduras e legumes no seu dia a dia, e o que puder ser consumido com casca será melhor ainda;
  • Adicione aveia, chia, linhaça no seu café da manhã ou lanchinhos;
  • Evite o alto consumo de frituras e alimentos industrializados;
  • Beba bastante água ao longo do dia;
  • Caminhe um pouco mais a cada dia.

Nutricionista Clarissa Pansera

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