peeling
Peeling
junho 2, 2016
pregnant woman and refrigerator with health food vegetables and fruits
Obesidade X Fertilidade
julho 18, 2016

Qual a relação da dieta com o hipotiroidismo?

cncer-de-tireoide1

Read in English

Hipotiroidismo é um distúrbio que ocorre quando a glândula tireóide começa a produzir uma quantia ineficiente dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Mas o que seria tireóide?

tiroide

A tireóide é uma glândula que age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Os hormônios da tireóide, juntamente com a insulina e o cortisol controlam o metabolismo do peso. Quando a tireóide deixa de produzir a quantidade necessária de seus hormônios o metabolismo fica mais lento e então surge a dificuldade em manter o peso, mas esse ganho de peso, quando causado pelo hipotiroidismo, leva a um aumento de uns 4 ou 5kg apenas.

Esse problema é muito mais frequente em mulheres do que nos homens, e muitas pessoas convivem com ele sem saber, já que os sintomas mais comuns são cansaço, desânimo e ganho de peso, as pessoas acabam achando que é culpa da rotina corrida e estressante.  Se você desconfiar que pode estar com hipotiroisdimo, procure um médico endocrinologista, ele é o responsável por problemas hormonais, ok?!

endocrino

Afinal de contas, o que causa esse problema?

Muitos fatores alimentares, assim como fatores relacionados ao estilo de vida e ao meio ambiente, podem afetar esse processo. Alguns alimentos podem atrapalhar o perfeito funcionamento desta glândula como alimentos à base de soja, vegetais crucíferos  (brócolis, repolho, couve e couve-de-bruxelas), mas como eles também possuem muitos benefícios o ideal é não tirar eles da sua dieta, apenas comer de uma forma mais espaçada. Algumas pesquisas relacionam ainda o consumo do glúten com o hipotiroidismo, mas ainda não existe comprovação cientificamente suficiente sobre isso. A alta concentração de agrotóxicos nos alimentos também pode causar problemas na função da tireóide, por isso, sempre que puder consuma produtos orgânicos.

A ingestão inadequada de iodo também é um dos fatores nutricionais que podem levar a um hipotiroidismo neonatal ou adulto, o iodo esta distribuído na terra e quando a terra tem uma quantidade boa de iodo os alimentos que são cultivados nela também terão esse mineral, infelizmente não é isso que ocorre, pois a maioria das vezes as terras são carentes de iodo. Sabendo disso o governo brasileiro adiciona esse mineral ao sal refinado que usamos em nossos alimentos, por isso que na embalagem sempre vem escrito “sal iodado”. As algas marinhas e peixes de água salgada são fontes ricas de iodo, pois as algas e os animais marinhos têm capacidade biológica inerente de concentrar o iodo do mar. O processo de cocção, como fritura e cozimento, pode interferir e levar a perda desse mineral, por isso que nós nutricionista insistimos tanto para vocês variarem os alimentos e modo de preparo, isso garante que aos poucos vocês ingiram os nutrientes necessários.

tireoide

O estresse também afeta negativamente o funcionamento da tireóide. Por isso respira fundo, organiza as idéias e as tarefas do seu dia, faça o que puder ser feito e o que não puder paciência, não estressa e pensa na solução ao invés de ficar se lamentando. Procura uma atividade que ajude a se acalmar, yoga, meditação, dança, corrida, hidroginástica… Não importa o que é, mas tem que ser alguma coisa que você goste, que te de prazer e que te faça esquecer dos seus problemas, mesmo que por poucas horas.

Abraço,

Nutricionista Clarissa Pansera


READ IN ENGLISH

Comments are closed.